ESPÍRITO SANTO / BRAZIL: 15 LUGARES NA REGIÃO SUDESTE QUE VÃO TE IMPRESSIONAR

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

15 LUGARES NA REGIÃO SUDESTE QUE VÃO TE IMPRESSIONAR




Quando falamos em região sudeste logo vem à mente os grandes destinos pra lá de conhecidos, como Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo Belo Horizonte. Acontece que os lugares imperdíveis da região vão bem além das capitais dos Estados, revelando paisagens maravilhosas que deixam qualquer um impressionado.
Seja por conta das praias paradisíacas, das cachoeiras refrescantes ou dos destinos em meio às montanhas, a região sudeste tem tudo para ser uma das mais incríveis do Brasil - não é à toa que é um dos destinos mais visitados pelos turistas do mundo inteiro. 
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 15 lugares na região sudeste que vão te impressionar. Confira: 
01 - SÃO PAULO: ILHA ANCHIETA, UBATUBA 
A Ilha Anchieta, em Ubatuba, é muito mais do que um ponto turístico para se admirar belas praias. Isso porque a Ilha, no passado, serviu como prisão e hoje em dia é uma reserva natural. Para quem quer conhecer praias bonitas, bem preservadas e curtir a natureza, o local é uma ótima pedida. Já para quem se interessa por história, é possível visitar as ruínas do antigo presídio, que tomou conta do local nos anos 50. 
02 - SÃO PAULO: LAVANDÁRIO, CUNHA 
Você já ouviu falar de Cunha?! A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. A principal atração e o cartão-postal de lá é certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos. Seja para curtir em um final de semana ou nas suas férias, com certeza Cunha vai te surpreender. 
03 - SÃO PAULO: BONETE, ILHABELA 
E quem foi que disse que São Paulo não tem praias paradisíacas? A Praia do Bonete, em IlhaBela, é um verdadeiro espetáculo. Considerado uma das praias mais bonitas do Brasil, o local apresenta aos aventureiros um verdadeiro paraíso de águas cristalinas com quase nenhum turista.


Trata-se de uma vila de pescadores onde o ambiente rústico domina: poucas são as construções simples que encontramos por lá. Não é à toa que visitar o Bonete é uma experiência incrível para se desconectar do mundo. 
04 - SÃO PAULO: AREIA QUE CANTA, BROTAS 
A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs de natureza e ecoturismo. A atração imperdível de Brotas é a visita à Areia que Canta. Trata-se de uma nascente gigante com águas cristalinas que brotam em meio a uma areia muito branca - feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados (originando o nome). O banho refrescante é uma recompensa em meio às árvores e à natureza intocada. 
05 - MINAS GERAIS: IGREJA NOSSA SENHORA DO PILAR, OURO PRETO 
Ouro Preto é uma das cidades históricas mais conhecidas do Brasil onde os principais artistas barrocos deixaram suas marcas. O lugar foi um importante marco no período da Inconfidência Mineira, luta pelo fim do domínio português e o período da escravidão no país. Um dos destaques fica por conta da Igreja Nossa Senhora do Pilar, que é considerada a segunda igreja mais rica do Brasil por conter em seu interior esculturas feitas em ouro maciço – além de pinturas feitas pelo pai de Aleijadinho. 
06 - MINAS GERAIS: LAGO DE FURNAS, CAPITÓLIO 
A cidade de Capitólio, em Minas Gerais, fica em um lugar privilegiado: bem próxima à Serra da Canastra e ao Lago de Furnas, principal atração do local. Combinado com vários cânions e quedas d'água, o local possui uma das paisagens mais bonitas do Brasil.

 



O Lago artificial foi formado para permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas em 1963 e hoje serve como espaço de passeios e banhos refrescantes em meio ao calor de Minas Gerais. 
07 - MINAS GERAIS: INHOTIM, BRUMADINHO 
Inhotim, a 60 km de Belo Horizonte, é um daqueles lugares que todo mundo precisa conhecer antes de morrer. Idealizado em meados da década de 1980, transformou-se com o tempo, tornando-se um dos maiores museus a céu aberto do mundo. A melhor parte é que o ponto turístico foge dos museus tradicionais, já que, inseridas em meio à natureza, as imensas esculturas interagem com o público. 
08 - MINAS GERAIS: JANELA DO CÉU, IBITIPOCA 
Para quem gosta de lugares incríveis, a dica é conhecer Conceição de Ibitipoca, um imenso parque nacional que guarda nada menos do que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo. O cartão-postal de lá é a Janela do Céu: trata-se de uma cachoeira que, em conjunto com o cenário, transforma-se em uma 'janela' incrível. O local está a cerca de 8 km da entrada do Parque e a trilha pode ser feita de carro ou a pé. 
09 - RIO DE JANEIRO: PRAIA DO AVENTUREIRO, ILHA GRANDE 
Se você ainda não conhece Ilha Grande, não sabe o que está perdendo. O local é considerado um verdadeiro paraíso em meio ao mar de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.


A Praia do Aventureiro é uma das joias preciosas de lá e motivos para tal título não faltam. O mar cristalino e calmo atrai muitos viajantes que buscam um cenário paradisíaco! O coqueiro deitado é um charme a parte. 
10 - RIO DE JANEIRO: CENTRO HISTÓRICO, PARATY 
A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é um daqueles lugares apaixonantes e inesquecíveis. Percorrer suas vielas de paralelepípedos é como voltar no tempo: casinhas coloridas, feirinhas de artesanatos e muitos restaurantes charmosos. Visitar o Centro Histórico de Paraty, construído entre os séculos 18 e 19, é como realizar uma viagem no tempo. 
11 - RIO DE JANEIRO: PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO, TRINDADE 
Você já ouviu falar em Trindade? Trata-se de um vilarejo bem próximo à Paraty, no Rio de Janeiro, onde os turistas encontram muito verde e águas cristalinas. A atração principal de Trindade é com certeza a Piscina Natural do Cachadaço, uma formação rochosa que impede com que as ondas do mar cheguem até as pedras, formando uma piscina de águas cristalinas com peixinhos nadando por lá. 
12 - RIO DE JANEIRO: CACHOEIRA DO MAROMBA, VISCONDE DE MAUÁ 
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida.


Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra. Um dos lugares mais bonitos de lá é a Cachoeira do Maromba que conta com águas cristalinas esverdeadas e uma linda piscina natural. 
13 - RIO DE JANEIRO: PRAIA DO FAROL, ARRAIAL DO CABO 
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Arraial do Cabo, certo? A região paradisíaca, localizada próxima a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, possui praias um tanto quanto exóticas e que se assemelham bastante com as praias do Caribe.


Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil (e do mundo inteiro), a Praia do Farol é certamente aquele lugar tão paradisíaco que nem parece verdade. Tanta beleza tem um preço: o acesso só se dá de barco e o número de visitantes é controlado pela Marinha Brasileira, que mantém uma base no local. 
14 - ESPÍRITO SANTO: CIDADE VELHA, VITÓRIA 
Trinta e dois quilômetros de litoral, seis praias principais, lagoas, muito azul e muito verde em várias áreas de proteção ambiental. Vila Velha é uma cidade histórica, datada do início da cidade data de 1535, mas também é linda, charmosa, moderna e aconchegante. Com temperatura média em torno dos 25ºC, ela oferece de tudo um pouco! 
15 - ESPÍRITO SANTO: PICO DA BANDEIRA, SERRA DO CAPARAÓ 
O Parque Nacional do Caparaó abriga incríveis atrações naturais, assim como está abrigado em dois estados diferentes: Minas Gerais e Espirito Santo. O Pico da Bandeira, é uma das atrações principais do parque já que é considerado o terceiro ponto mais alto do País com 2.892 metros de altitude e está localizado no lado do Espirito Santo.

Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker 




CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
A PONTE DE ZINCO

Queria voltar rapidamente, mas a ponte estava coberta com um telhado de folha de zinco e estava difícil passar por ele

Era de madrugada, fui correndo pela rua Goiás no sentido do bairro Porto Velho. Estava muito escuro, porque várias lâmpadas dos postes da Cemig estavam apagadas. Quando atravessei a ponte do porto velho, virei a direita em direção ao Porto Velho de baixo. Estava muito escuro, fiquei com receio de seguir e decidi voltar. Corri naquela rua que estava cheia de mato. Quando virei para pegar a ponte novamente, tinha na ponte uma grande cobertura de folha de zinco. 

Subi neste telhado tentando voltar ao centro da cidade. Tive que passar por algumas vigas, subir no telhado novamente, passar nas vigas em baixo outra vez, até que cheguei ao outro lado. Voltei correndo em direção a minha casa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela viagem de trem