ESPÍRITO SANTO / BRAZIL: PICO DO ITABIRA / CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

PICO DO ITABIRA / CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL




O pico do Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Em 1947 a pedra foi conquistada pelos primeiros alpinistas. Entre eles, Sylvio Mendes.
O Pico do Itabira (ou Pedra do Itabira) é uma formação rochosa localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo.



Seu formato se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Com cerca de 700 metros de altura, seu nome vem do tupi-guarani e significa "pedra empinada" ou "pedra brilhante".
O pico faz parte do Complexo Paraíba do Sul, de idade proterozóica. Na sua composição, encontram-se principalmente granito, gnaisse e mármores, com formação do tipo batólito.
Os sinais de erosão são nítidos, com rochas decompostas formando solos de maior profundidade. Em alguns pontos, há córregos que cortam pequenas várzeas.
O pico do Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Em 1947 a pedra foi conquistada pelos primeiros alpinistas. Entre eles, Sylvio Mendes. De lá pra cá outros repetiram a façanha. Um privilégio: conquistar a "pedra empinada", que é o significado de Itabira, palavra de origem Tupi-Guarani.
As montanhas menores próximas ao pico são procuradas para caminhadas e banhos de cachoeira. O entorno do pico foi tombado como Parque Municipal em 1988, com uma área de 163 hectares, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.
O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação.

O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. 
Pode-se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação /



CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
ESCOVANDO OS DENTES NA RUA

Andava pelas ruas da cidade escovando os dentes, mas nem eu sabia porque estava escovando os dentes andando pelas ruas
Estava numa rua desta cidade. Andava pela rua escovando os dentes. Minha boca estava cheia de espuma e eu continuava com a escova dentro da boca, sem para de escovar. Na outra mão, eu carregava uma dentadura. Quando fui passar perto de algumas pessoas, fechei a mão, para que ninguém visse a dentadura. Depois fiquei pensando porque eu tinha saído na rua com uma dentadura. Porque assim todos iriam rir de mim. 




Continuei andando, olhando desconfiado para as pessoas, temendo que elas descobrissem o que eu tinha na minha mão. Nisto vi dois cunhados meu, do outro lado rua rua. Eles ficaram me olhando, eu procurei esconder ao máximo minha mão, para que não vissem nada. Continuei andando escovando os dentes e fiz que não tinha visto os dois.






SONHOS INUSITADOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela viagem de trem